A História da Educação por Princípios e o Colégio Fonte

A história da Educação por Princípios, tem seu fundamento na prática pedagógica de Jesus Cristo, que por meio de sua vivência gerou princípios de vida espiritual, psicológica, e social, fundamentais para o processo educativo. Porém a Educação por Princípios, em seu aspecto acadêmico, é estruturada a partir do trabalho primoroso de duas educadoras norte americanas: Verna M. Hall e Rosalie Slater – que nos anos 40, iniciaram o resgate da história cristã americana, estudando os documentos oficiais dos fundadores da América do Norte e as cartas das mulheres colonizadoras.

Estas pesquisadoras descobriram uma pedagogia singular utilizada nos primeiros 150 anos da colonização americana: a presença de princípios bíblicos utilizados na educação , reflexos do caráter cristão de seus primeiros governantes. Esta pesquisa trouxe à luz o método bíblico histórico de raciocínio e anotações, chamado Educação por Princípios, pela F.A.C.E. – Fundação para a Educação Cristã Americana, na década de 80.

Verna M. Hall

Rosalie Slater

Paul Jehle

A Educação por Princípios foi pioneiramente vivenciada no contexto escolar em 1980 nos Estados Unidos na cidade de Plyamouth, em Massachssets, através da iniciativa do Dr. Paul Jehle, Diretor e fundador da escola New Testament Scholl. Em sua experiência pioneira o Dr. Paul Jahle buscou ilucidar os conceitos filosóficos da Educação por Princípios sob a perspectiva bíblica, bem como viajou por vários paises, inclusive o Brasil onde tivemos o privilégio de participar de seus workshops, compartilhando a sua perspectiva da visão e missão de educar por princípios, tornando assim o Dr. Paul Jahle um importante referencial da filosofia da Educação por Princípios.

Outra colaboradora de fundamental importância para a Educação por Princípios e a Dra. Elisabeth Youmans, Diretora e fundadora da Fundação Principia , situada em Orlando na Florida, nos Estados Unidos. A Dra. Elisabeth Youmans tem uma forte influencia sobre a estruturação metodológica da Educação por Princípios, através da qual torna possível aplicar na prática escolar a filosofia da Educação por Princípios.

Na década de 90, a Educação por Princípios chegou ao Brasil, através de Roberto Rinaldi Junior e Maria Aparecida Mattar, educadores nas capitais São Paulo e Belo Horizonte, que vislumbraram na Educação por Princípios uma proposta norteadora para as escolas onde atuavam. A partir do conhecimento e da paixão pela Educação por Principios, Roberto Rinaldi Junior e Maria Aparecida Mattar fundaram a AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação Por Princípios, na intenção de reunir escolas que decidissem abraçar a proposta de Educar por Princípios, dando-lhes apoio e promovendo a integração das mesmas. Nesta proposta de troca de experiências entre as escolas que trabalham com a Educação por Princípios a AECEP tem promovido Workshops anuais que visam o aprimoramento desta prática educativa.

Roberto Rinaldi Junior

Maria Aparecida Mattar


Wagner Coelho Tinoco

Em 1997, na região do Vale do Paraíba, a Educação por Princípios chegou através do fundador do Colégio Fonte, que inicialmente foi instalado na cidade de Aparecida, pelo Sr. Wagner Coelho Tinoco,  sob a Direção Pedagógica da Sra Leila Faria.

A partir de 1998, o Colégio Fonte foi transferido para a cidade vizinha, Guaratinguetá, à Rua Joaquim Maia, nº 49 no Pedregulho, sob os cuidados da ACEP, uma associação de pais que era dirigida por um grupo de pais que muito se dedicaram para que o Colégio Fonte subsistisse e prosseguisse.


Leila Faria

São eles os senhores: Israel Inácio Carvalho, Mary Cristina de Souza Rezende, Carlos Wilson de Oliveira Rezende, Rosilene Zanato Veloso, Wanderson Barros, Ilisete e Marcos Galhardo, Marcos Renato Vieira e Denise Seabra Vieira.


Israel Inácio Carvalho

 


Mary Cristina de Souza Rezende


Carlos Wilson de Oliveira Rezende


Rosilene Zanato Veloso


Wanderson Barros


Ilisete e Marcos Galhardo


Marcos Renato Vieira e Denise Seabra Vieira

No ano de 2000 a Direção do Colégio Fonte passou para a Sra. Marileide de Castro Dias, que ampliou os serviços do Colégio, dando  abertura ao Ensino Fundamental II.

Em 2003, o Colégio Fonte teve a Direção da Sra Vivian Casali Xavier, que promoveu muitos eventos de cunho sócio ambiental, tornando nosso colégio conhecido na comunidade.


Marileide de Castro Dias


Vivian Casali Xavier


Cintia Valéria Galo


Mary Cristina de Souza Rezende

No ano de 2004, sob a direção da Sra Cintia Valéria Galo o Colégio Fonte formou a nossa primeira turma do Ensino Fundamental II, com os alunos conquistando brilhantes  resultados em vestibulinhos na cidade.

No ano de 2005, a ACEP passa a responsabilidade jurídica do Colégio Fonte para  a Sra Mary Cristina de Souza Rezende.

Em 2007 o Colégio Fonte,  foi abençoado por Deus com maiores instalações  mudando-se para Avenida Gustavo Molica, onde está até os dias de hoje.

No ano de 2011, o Colégio Fonte passou a ter a Direção Pedagógica da Sra. Leandra Matias Duarte Rangel, que conduz com muito esmero e excelência os trabalhos pedagógicos de nossa escola, juntamente com nossa equipe de profissionais brilhantes!


Leandra Matias Duarte Rangel

Em 2017, a HISTÓRIA CONTINUA…Graças ao Nosso Bom Deus, o nosso querido Colégio Fonte celebra o 20º aniversário e tem como  maior presente a vida de cada aluno que  aqui está; pois é para isto que o Colégio Fonte existe, para abençoar as  famílias, servindo aos seus filhos para que eles SEJAM E FAÇAM A DIFERENÇA!

EDUCANDO para SER e FAZER a DIFERENÇA!

Atualmente o Colégio Fonte está localizado na Rua Gustavo Molica, 561 – Portal das Colinas – Guaratinguetá – SP.

Atuais Instalações do Colégio Fonte